A Quinta das Ratoeiras é uma propriedade familiar de 36 hectares , localizada em Vila de Frades, Vidigueira. O nome deve-o ao facto de as frondosas árvores aí existentes, permitirem às populações locais armarem «ratoeiras» para os pássaros, segundo costumes da época.
Além de uma casa e um estábulo, a propriedade tinha originalmente um olival de azeitona «galega», e 2 ha de laranjas-pera, uma qualidade autóctone da Vidigueira. Mas o verdadeiro valor da propriedade, que esteve completamente abandonada desde os anos 60, consiste na existência de duas nascentes e cinco poços com água em abundância.
Entre 1994 e 1998 foram adquiridos terrenos adjacentes onde foram plantados mais 2 ha de laranjas das qualidades New Hall e Valência Late, e mais 4 ha de olival da qualidade Cobrançosa. Após a obtenção das respetivas licenças, foram também plantados 17 ha de vinha, onde foi instalado um sistema de rega gota-a-gota. Em 1999, uma parcela vizinha foi adquirida e a casa aí existente (em ruinas) foi transformada num Turismo Rural de charme bem no meio de uma vinha, e que está destinado a ser uma referência no âmbito do EnoTurismo Rural.